domingo, 2 de setembro de 2012

Matadouro público em situação precária


O Blog resolveu trazer uma série de reportagens especiais sobre como anda a cidade de Santa Cruz do Capibaribe, desde o ultimo sábado(25/08) saímos pela cidade fotografando situações que necessitam da intervenção do poder público urgente. Um desses lugares nos chamou a atenção por demais, fomos visitar o Matadouro Público, na chegada nos deparamos com algumas situações no mínimo graves.



Couro de alguns bois abatidos jogados em uma sala.
 Magarefe separa as partes do boi com um tipo de foice.


Segundo as normas técnicas quanto a forma mais eficiente e adequada, recomenda-se a abertura de carcaças através de serras elétricas próprias para a função, bem como realizar capacitação específica e não da forma que está sendo feita usando-se de um tipo de foice. Outro fato é o uso de roupas apropriadas de preferência brancas, touca, bota e avental, onde a maioria dos funcionários presentes possuíam apenas botas e alguns com avental.

As instalações possuem algumas precariedades como por exemplo quantidade grande de ferrugem em vários lugares, que poderia ser resolvido com pintura antiferrugem e banheiros sem condições higiênicas básicas.
 
Segundo um dos funcionários presentes, vez ou outra os mesmos ficam sem água para beber e sem água para limpar o local, fazendo com que o sangue se espalhe pelo chão.

Outra situação preocupante é sobre a forma de abate, teoricamente a forma mais eficiente e menos dolorosa para o boi é usando a pistola pneumática, porém um outro funcionário que pediu sigilo, falou que os responsáveis pelo abate não são muito bem treinados para fazerem usando a pistola e terminam usando uma forma mais violenta que é usando uma lanceta de ferro.

Na visita feita pela equipe de reportagem, não achou-se veterinário responsável, já que segundo os procedimentos de abate animal, é necessário um veterinário para inspecionar o animal antes, durante e depois do abate com o intuito de reduzir a chances de comercialização de carne contendo alguma zoonose e/ou causar intoxicação alimentar.


 Banheiro masculino em situação precária com piso indevido. A esquerda, entrada do chuveiro, onde não possui porta.

Entulhos na entrada do matadouro


Boa parte do piso não está com cerâmica, dificultando assim a limpeza adequada do recinto.

2 comentários:

Fique a vontade para comentar em nosso blog ou no Facebook. Evite palavrões e ofensas aqui.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...