domingo, 30 de setembro de 2012

Denuncia: Lixão ilegal



Recentemente o Blog Mala Política fez denuncias graves a cerca do mal funcionamento do Matadouro Público e nos chegou mais uma denúncia, dessa feita, no caminho que dá acesso ao Matadouro, algo em torno de 1km. Local que fica entre o Rio Capibaribe e a PE-160.

Um lixão de restos de animais começou a se formar por trás da futura escola técnica de Santa Cruz do Capibaribe. Animais mortos, penas de aves, metralha.





Cabeça de gado morto
Já a alguns anos que a cidade possui um Aterro Sanitário, sendo portanto inadmissível o surgimento de locais como este para "desovar" os restos de animais que provavelmente estão doentes e bem como jogar os restos de construção civil, conhecido também como metralha.

Segundo pessoas que transitam por aquele trecho, esse dito lixão existe há um certo tempo, onde não há nenhum tipo de fiscalização. Eis ai portanto o grande problema, pois é exatamente a falta de fiscalização e punição que faz surgir tais lixões, onde de forma desordenada crescem e amontoam-se doenças, o lençol freático é contaminado(o lixão fica a poucos metros do Rio Capibaribe) ocorrendo até também a chamada depreciação imobiliária no local.

Informações de alguns populares dão conta que parte do lixão é de propriedade pública, já em outro trecho é particular, porém seja particular, seja público, jogar lixo e até restos de animais de forma desordenada sem nenhum controle não é correto, seja em terreno público ou particular, existem os locais adequados para serem feitos tais descartes, que no caso em Santa Cruz do Capibaribe é no Aterro Sanitário que fica a alguns quilômetros desse local.

Placa de um terreno particular, onde costumam jogar lixo: "Proibido buta lixo"

                             


O CONAMA(Conselho Nacional do Meio Ambiente) em resolução nº 308 de 20 de março de 2002 afirma que "a disposição inadequada de resíduos sólidos constitui ameaça a saúde pública e agrava a degradação ambiental, comprometendo a qualidade de vida das populações".

Penas de galinha jogadas em local inadequado

Portanto, vai um alerta ao poder público municipal em fiscalizar, punir e acabar com tal situação que em dados momentos só faz piorar, pois a quantidade de animais mortos encontrados no local vez ou outra aumentam, bem como a quantidade de lixo comum também.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fique a vontade para comentar em nosso blog ou no Facebook. Evite palavrões e ofensas aqui.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...