quarta-feira, 27 de outubro de 2010

O preço da dignidade

Por Gustavo Bezerra


Depois da majestosa noite de ontem, uma pergunta me deixou intrigado.

Quanto vale a dignidade de um homem?

Um mandato de deputado estadual? Alguns mandatos de vereador? A união de um partido corrupto e sem escrúpulo? Uma promessa de apoio à candidatura a prefeito? A humilhação de uma família inteira? A desmoralização de um jovem político, inclusive com insinuações maliciosas? O medo de ser isolado dentro do partido? O futuro político? O reconhecimento da fraqueza diante da fera?

Talvez algum valor?

Eu me arrisco a dizer que a dignidade não tem título, desculpas, futuro político, preço, não tem medo. A dignidade não é covarde. Eu me arriscaria a dizer que a dignidade não olha para o seu umbigo, para o seu grupo; ela olha para frente, para o futuro, para o outro; ela jamais se deixa levar por interesses mesquinhos, duvidosos, mentirosos.

A dignidade de um homem é medida pelos seus atos. Não adianta encher o peito e gritar nos quatro cantos que é honesto, ético, que tem senso moral. A sua ação é que vai dizer se você tem essa ética e honestidade toda que você acha que tem. Não adianta se apresentar como o novo, aquele que veio fazer diferente, e se comportar como os coronéis, como os pilantras da política, camuflando, enganando, mascarando.

Não adianta se fantasiar com pele de carneiro, sendo um lobo. Talvez demore um pouco, mas logo, o povo descobrirá a farsa. O lobo tem odor pesado.

Para Gandhi a dignidade pessoal e a honra não podem ser protegidas por outros. Devem ser zeladas pelo indivíduo em particular.

Para Kennedy se você agir sempre com dignidade, talvez não consiga mudar o mundo, mas será um canalha a menos.

Não adianta colocar máscaras, elas um dia cairão e ao caírem todos saberão quem zelou pela sua dignidade e quem foi um canalha.

11 comentários:

  1. Temos em Santa Cruz do Capibaribe uma grande inversão de valores. Pessoas que tem uma moral, dignidade, vergonha, defende todos contra a corrupção e de corruptos, defende uma sociedade justa para todos que vivem nela são escoltados pela policia até suas residencias. Enquanto politicos sem escrúpulos nenhum, que vivem sugando o dinheiro público, que não seguram suas posições politicas mostrando toda sua fraqueza e desrespeito a população, são idolatrados e levados nos braços a praça pública como hérois. Onde vamos parar?
    Vivemos em uma sociedade da inversão de valores, onde que é ladrão é o bom, quem é corrupto é o bom, quem desvia verbas públicas é o cara e quem defende o povo de verdade é o vilão da historia.
    Quando nossa cidade vai acordar desse conto de fadas? Espero que ainda tenhamos tempo para acordar e salvar uma cidade promisora como Santa Cruz do Capibaribe.

    ResponderExcluir
  2. mundo vasto mundo se me chamase raimundo, seria rima, não solução.
    aqui estamos mais uma vez perplexos com os acontecimentos, e não venha me dizer que isso e coisa de deus, ta mais pra coisa do capeta, pois so ele apoia essa safadeza toda, daqui a dois anos vamos ter eleições municipais, e ai voces, vão votar novamente nessa corja que esta ai.

    ResponderExcluir
  3. FERNANDO ARAGÃO VC PERDEU MEU VOTO

    ResponderExcluir
  4. so ha uma explicação para o que houve entre zé augusto e diogo moraes, ANTROPORFAGIA!!!!!!

    ResponderExcluir
  5. Caro Gustavo

    Meu ex-professor, o Dr Nizardo Carneiro Leão(Advogado), um vez disse:
    - Não existe "meio-honesto"... ...o você é honesto ou desonesto.
    Conclusão: O que é "ficha-suja"? Ladrão?... ...e "homem de bem" aqui de Santa Cruz do Capibaribe, que é sonegador de impostos, não registra seus empregados, passa cheque sem fundos, sub-fatura valores de nota fiscal, não declara bens e imoveis para não pagar os impostos a Receita Federal. duvidas basta ir em qualquer loja da cidade e comprar quaquer mercadoria. quer a prova? basta ir no Moda Center e ver a quantidade de automovéis de alto luxo, dirigido por "empresarios honestos" em nome de Laranjas. ou ir no Cartório Aruda ver a quantidade de terreno sem contruir qua na verdade são verdadeiras "mansões", não declaradas. Que não podem ser financiadas pelo banco porque não existem na declara do vendedor. Após a eleição do Moda Center, via-se "homens-honestos" ou "homens de bem" berando a os gritos: Zé Augusto é Ladão, é Ficha-suja.
    Afinal, caro amigo, pergunto:

    GUSTAVO, AFINAL VOCÊ È HONESTO OU DESONESTO?

    Júnior

    ResponderExcluir
  6. é incrivel como zé vai destruindo um a um a carreira politica de seus adversarios, se não vejamos, o primeiro toinho, o segundo dr. nanau, o terceiro diogo, quarto fernado, ou voces acham que esses quatro tem algum futuro politico em sta. cruz, podem se aposentar. e uma estrategia de desmoralisar o individuo e depois jogalos aos leões.

    ResponderExcluir
  7. E o Federal quem é?vcs vão ter que engolir

    ResponderExcluir
  8. Junior, gostei muito do seu comentário, parabens.

    ResponderExcluir
  9. Junior, gostei muito do seu comentário, parabens.

    ResponderExcluir
  10. O federal quem é?
    Eduardo Da Fonte = Ficha Limpa
    Mendonça Filho = Ficha Limpa

    ResponderExcluir
  11. O negócio é o seguinte: os que queriam a todo custo ver o fim de José Augusto resolveram descarregar suas frustrações em cima de Diogo e Fernando. Estão vomitando ódio. Cuidado com uma úlcera, amiguinhos.

    ResponderExcluir

Fique a vontade para comentar em nosso blog ou no Facebook. Evite palavrões e ofensas aqui.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...