sexta-feira, 13 de julho de 2012

Rio Capibaribe: uma busca por soluções urgente


ÁGUA SUBTERRÂNEA: RESERVA ESTRATÉGICA OU EMERGENCIAL

Cacimba na Fazenda Fieza                    Foto: Arnaldo Vitorino


Muito embora as águas subterrâneas mostrem sua importância na matriz hídrica do país, ela ainda é pouco explorada.

Apesar da sua expressiva contribuição para  manutenção do fluxo de base dos corpos de água, a gestão da água subterrânea ainda é incipiente e
não reflete sua relevância atual e estratégica. A falta de políticas públicas para o setor mostra-se na lacuna de conhecimento do estágio de utilização e das potencialidades dos aquíferos, bem como dos riscos de contaminação antropogênica a que estão submetidos e que afetam sua qualidade.

O potencial das águas subterrâneas é enorme, Essa grande capacidade de armazenamento e resistência contra longos períodos de estiagem, como os que se observam, com maior freqüência, devidos às mudanças climáticas, fazem dos recursos hídricos subterrâneos um grande aliado na redução dos estresses hídricos que populações têm enfrentado ou ainda enfrentarão.

A matriz hídrica do estado não contempla, de forma correta, esse recurso e faz perder oportunidades de uso eficiente, o que permitiria reduzir custos na instalação e operação de sistemas de abastecimento de água e torná-la mais protegida em eventos associados à mudança climática.

Menos reconhecido, mas igualmente importante, é seu papel ecológico, fundamental para manutenção da flora, fauna.

Em Santa Cruz do Capibaribe, o rio Capibaribe, no trecho entre Poço Fundo e o Arapuá, tem um leito subterraneo de grande valor hídrico. De grande valor ambiental. De grande valor social. Que pode ser feito, transformado, em uma grande revolução sócio ambiental.

Na referida área, a sustentabilidade ambiental inclui a possibilidade de exploração da incomensurável riqueza hidrica, o respeito à produção de alimentos de maneira a preservar os recursos naturais,  e, sobretudo, a estimular que os agricultores e suas famílias mantenham-se em seu habitat original.

Evitar o famigerado êxodo rural que, qual o canto da sereia, seduzia muitos com a ilusão de que na capital teriam melhores oportunidades...  gerações caracteristicamente urbanas, nas quais as criancinhas, se duvidarmos, não sabem sequer identificar os vegetais e as frutas próprias de sua região.

O rio Capibaribe é uma solução viável. Temos uma reserva estratégica. Viabilizar, depende de você.


PAULO ANDRÉ DIAS DA SILVA NETO

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fique a vontade para comentar em nosso blog ou no Facebook. Evite palavrões e ofensas aqui.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...