segunda-feira, 16 de julho de 2012

Puro fanatismo


Por Mário Júnior

Em Santa Cruz do Capibaribe tá cheio de gente se dizendo indignada com atos de violência praticados por partidários dos grupos azul e vermelho. 

Mas conscientizar, se livrar do fanatismo que é bom... nada.

É fácil dar uma de indignado, tentar transformar num ato de propaganda política o que aconteceu. Difícil é se dar ao respeito enquanto cidadão, cobrar responsabilidade dos políticos e discutir políticas através de propostas e análise da honestidade e capacidade dos candidatos, bem como a lisura de suas biografias. 

Existe uma boa parte dos eleitores dos dois grupos políticos que são educados, inteligentes e respeitosos. Brincam, se manifestam, vestem camisas e bandeiras mas passam longe de serem bárbaros, a violência fica fora de questão para eles. 

Mas uma outra parte, bem numerosa, alimenta a ideologia da rivalidade, o que facilmente descamba para a violência. Que chegam até a pilhar crianças no seu discurso de ódio, alienação e mentiras e que agora se postam de vítimas.

O problema não é o ano eleitoral, ele apenas faz aflorar a alma do cidadão médio de Santa Cruz do Capibaribe. Não existe lado bom, nem lado ruim. Existe quem sabe participar de forma não-destrutiva e aqueles que usam os grupos políticos para aflorar suas frustrações.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fique a vontade para comentar em nosso blog ou no Facebook. Evite palavrões e ofensas aqui.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...