quarta-feira, 21 de novembro de 2012

Santa Cruz do Capibaribe ganhará sistema de tratamento de esgoto


Está marcada para o dia 29.11, uma consulta pública em Santa Cruz de Capibaribe para apresentação e discussão sobre o projeto que vai implantar um sistema de esgotamento sanitário para coletar e fazer o tratamento dos efluentes de uma área correspondente a 40% da cidade. O evento, aberto ao público, será realizado na Câmara de Vereadores da cidade, às 09 horas.
A obra será financiada pelo Projeto de Sustentabilidade Hídrica (PSHPE), coordenado pela secretaria de Recursos Hídricos e Energéticos de Pernambuco (SRHE), com recursos de um empréstimo contratado junto ao Banco Mundial (Bird). O projeto foi concebido através da Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa) que também vai fazer o acompanhamento e fiscalização da obra.
                     O sistema contará com 8 mil ligações domiciliares. O sistema de esgotamento sanitário será composto por rede coletora, estações elevatórias e emissários, além de uma Estação de Tratamento de Esgoto (ETE), com capacidade para tratar uma vazão média afluente de 166 litros/segundo. O destino final do esgoto, já devidamente tratado e submetido a um processo de cloração, será o rio Capibaribe.
 A implantação do sistema de esgotamento sanitário na área periférica da cidade está projetado para um horizonte de 20 anos com expectativa de atender a mais de 28 mil pessoas. Atualmente, há em Santa Cruz do Capibaribe, um sistema de coleta de esgoto e águas pluviais que é operado pela prefeitura, mas não inclui o tratamento do efluente.

Um comentário:

  1. Um projeto importante para melhorar a vida e a saúde das pessoas. A implantação de uma Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) é fundamental para melhorar o IDH de Santa Cruz do Capibaribe.

    C Roberto Leandro
    Especialista em Gestão Ambiental

    ResponderExcluir

Fique a vontade para comentar em nosso blog ou no Facebook. Evite palavrões e ofensas aqui.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...