sábado, 17 de novembro de 2012

Caso da gameleira caída gera confusão

Parte da barraca destruída e ao fundo a gameleira caída


O que teoricamente seria algo simples de se resolver, tornou-se um agravante. O fato é que recentemente uma das várias gameleiras da Avenida Padre Zuzinha(rua Grande) caiu causando assim problemas na região, principalmente a um dos barraqueiros que teve sua barraca destruída no momento da queda da gameleira.

Passado os dias, a prefeitura de Santa Cruz do Capibaribe não retirou a árvore, sendo que populares é que terminaram retirando parte da árvore com moto-serra e afastaram-na um pouco. O fato ganhou repercussão ontem(16/11), onde na oportunidade o proprietário da barraca destruída o senhor Cícero, mais conhecido como “Karatê” resolveu procurar o prefeito, onde segundo “Karatê”, o prefeito autorizou a recolocação da barraca no lugar, porém apenas de forma oral.

O fato é que o proprietário da barraca resolveu fazer uma base de alvenaria, para que depois fosse colocada a barraca em cima, o que de uma certa forma sem o alvará, não se poderia construir no local, até porque o local trata-se de uma praça pública. 

Alicerce sendo construído antes da chegada da Guarda Municipal

O representante do COMDEMA(Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente) Luiz Carlos, foi acionado por moradores da rua comparecendo ao local e na sequencia a Guarda Municipal foi chamada, já que a mesma tem o papel de resguardar o patrimônio público. Na chegada, constatou-se que de fato não havia alvará de construção ou algo parecido, onde na oportunidade a guarda pediu para que se parasse de construir no local até uma possível decisão da prefeitura sobre o caso.

Proprietários da barraca, guarda municipal e representante do COMDEMA

Segundo o COMDEMA, há uma representação no Ministério Público de Santa Cruz para que se desocupe a área da queda da árvore para que se possa reestruturar o solo e fazer um novo plantio de uma gameleira nova, porém se faz necessário um espaço maior, o que no caso, a barraca impediria o tal replantio e teria que ser retirada.

Ainda segundo o COMDEMA, há vários meses que a árvore estava começando a ter problemas e poderia cair, onde os feirantes e barraqueiros nas proximidades sabiam do risco que corriam, onde no dia em que caiu, o COMDEMA esteve presente com a guarda municipal pedindo a retirada imediata dos bancos e barracas  das imediação da árvore, não sendo atendidos por alguns proprietários de barraca, inclusive pelo que teve prejuízo maior.

Surge portanto o impasse, uma nova árvore tem que ser plantada no local e a recolocação da barraca atrapalharia o processo, o proprietário da barraca não possui alvará ou licença de construção no local, porém precisa ganhar o seu pão de cada dia. O prefeito liberou a recolocação, porém apenas de forma oral, nada documentado, e nem tão pouco, retirou até o presente fechamento da matéria a gameleira que caiu.

Ao final da confusão, o proprietário preferiu desmanchar a construção


Um comentário:

  1. LUIS CARLOS SEMPRE FAZENDO O SEU TRABALHO EM DEFEZA DO MEIO AMBIENTE ! ! ! AO CONTRARIO DE TOIN QUE PARECE NÃO ESTÁ NEM AÌ . . .

    ResponderExcluir

Fique a vontade para comentar em nosso blog ou no Facebook. Evite palavrões e ofensas aqui.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...