terça-feira, 21 de agosto de 2012

MPPE consegue afastamento do prefeito de Araripina pela 3ª vez



O Ministério Público de Pernambuco (MPPE) conseguiu pela terceira vez o afastamento do cargo de prefeito de Araripina (Sertão), Lula Sampaio. Nesta segunda-feira (20), o juiz da 2ª vara daquela comarca, Rodrigo Ramos Melgaço, determinou, em liminar, que o gestor deve ser afastado. O magistrado tomou por base uma ação civil pública movida pelo Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco), do MPPE, com apoio da Promotoria de Araripina, que relata uma série de irregularidades que teriam sido cometidas pelo prefeito no curto espaço de pouco mais de um mês, quando retornou ao cargo por decisão do presidente do Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE), desembargador Jovaldo Nunes.

A ação corre em segredo de Justiça e tem como objeto novas supostas ilegalidades cometidas pelo gestor este ano. Segundo relatado pelos membros do MPPE, o prefeito teria repetido práticas semelhantes àquelas que ensejaram o primeiro afastamento. Sampaio estava afastado das funções desde o início do ano por irregularidades cometidas em 2009 e 2010, mas uma decisão do presidente do TJPE o reabilitou ao exercício do cargo em 19 de junho, permanecendo no comando da gestão municipal até 23 de julho, quando foi novamente afastado a pedido do Ministério Público, retornando mais uma vez uma semana depois. Quem deve assumir o cargo é o vice-prefeito do município, Alexandre Arraes.

INTERVENÇÃO - Com essa, passam a ser duas ações civis públicas contra Lula Sampaio propostas pelo MPPE. Esse novo afastamento do prefeito não prejudica nem se sobrepõe ao pedido de intervenção estadual protocolado na semana passada no TJPE – são ações que correm em paralelo. Caso o Tribunal acolha o pedido de intervenção, o governador do Estado será notificado para nomear um interventor: o vice não assumiria mais a prefeitura.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fique a vontade para comentar em nosso blog ou no Facebook. Evite palavrões e ofensas aqui.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...